Ticiana Villas Boas
O título do blog é em homenagem aos amigos paulistas que me deram esse apelido. Sou mais uma retirante nordestina, baiana, que faz baianada com muito orgulho! Como diz Gil: A Bahia já me deu régua e compasso.

Olha eu aqui! Também não resisti à "blogosfera", à sedução da internet, apesar de ter pouquíssima intimidade com o mundo virtual (na infância, onde cheguei mais perto de tanta tecnologia foi no joguinho Alex Kidd, no Master System; e computador, só na faculdade). Não consegui nem criar esta página. Tive que pedir ao meu amigo hacker do bem, Juliano, editor do jornal, também. Por enquanto, ainda estou dependente dele para tudo: postar texto, foto, alteração de layout. Meu Deus, já estou devendo várias cervejas para ele. Falando nisso, o design da página vai mudar! Vou colocar foto, arrumar direitinho, mas para isso espero a ajuda de outro amigo, com mais dívidas de cervejas... Guedes, da arte.

Mas não resisti e quero começar logo a escrever! Ainda mais porque hoje estou "de castigo" em casa... passei o fim-de-semana de cama, e olha que é difícul alguma doença me derrubar! Mas não teve jeito, peguei dois tipos de vírus: o da gripe (graças a Deus não é a suína) e um vírus que provoca a faringolaringite. Nome horroroso! Resumindo: não conseguia nem engolir saliva. Minha garganta "fechou" e minha voz sumiu. Estou completamente afônica desde ontem. Sábado, muito teimosa, trabalhei. E trabalhei o dia inteiro! Das 8h da manhã às 10h30 da noite. Abusei; deve ter sido castigo divino ou língua de minha mãe. Hoje não teve jeito, tive que ficar quietinha em casa. Mas espero voltar amanhã!




A primeira foto tinha que ser com meu grande parceiro de aventuras. Meu primeiro cinegrafista aqui em São Paulo, Claudinei Matosão. Abril de 2009 cobrindo as cheias no Amazonas.

Bem, mas nesse primeiro post, quero falar sobre qual será o conteúdo deste blog. Não tenho a pretensão de furos de notícia, de política, coluna de qualquer tipo, nem comentários sobre a conjuntura nacional e internacional. Para isso, acesso todos os dias blogs e sites maravilhosos como o de meu colega Fábio Pannunzio, Noblat e tantos outros. Simplesmente quero falardo que mais gosto e sei fazer: sobre reportagem, os bastidores das matérias que faço. Acho legal poder dividir a experiência da produção da notícia, da rua, do que acontece por trás das câmeras, com a equipe que nunca aparece. Pensei muito nos estudantes de jornalismo, acho que vão gostar. Também vou tentar dar um serviço diário de previsão do tempo, aproveitando minhas "fontes privilegiadas": os amigos da Somar Meteorologia que falo diariamente. Como hoje estou em casa e ainda não sei mexer nisso aqui, vou encaixar o tempo só quando voltar a trabalhar, lá da Band é mais fácil.


Entrevistando Dona Maria, uma entre os milhares de moradores que tiveram que levantar todo o piso da casa por causa da cheia do rio Negro, na pior enchente da história do Amazonas.

Estou há mais de duas semanas mergulhada na produção e gravação de uma série de reportagens. Estou muito empolgada! É um trabalho arretado. Como não posso prejudicar minha função na apresentação e na editoria do tempo, tenho que dar horinhas extras... tenho trabalhado, em média, 13 horas por dia! Mas vai valer a pena... tomara que dê tudo certo. Ainda não posso revelar o assunto, mas vai ficar caprichado! Esperem! Amanhã dou mais notícias ou até mesmo antes... pois comi o slogan da BandNews: "em vinte minutos, tudo pode mudar".

10 Responses
  1. julioeduardo Says:

    Oi Ticiana, primeiro lugar meus parabéns pelo seu trabalho, com certeza(sem puxa-saquismo de conterrâneo :]) uma das mais competentes jornalistas do país. Huum e uma das mais belas também, vai :] .

    O Jornal da Band, pra mim e sem dúvidas, é o melhor da televisão brasileira. Vejo uma sintonia muito grande entre você, o Boechat e o Joelmir. Além da seriedade vale muito pelos momentos cômicos também, fico imaginando o quanto você deve se divertir com alguns comentários dos dois no ar.

    Enfim, torço muito para que este trabalho continue por muito tempo e com muito sucesso. E mais um desejo de sucesso a esse blog, estarei acompanhando.

    Beijos de um fã conterrâneo.
    Júlio


  2. Gostei da proposta do blog. Espero que dê conta de postar com freqüência apesar da tua rotina puxada de trabalho. Sempre te achei uma ótima repórter quando você ainda morava em Salvador e acho legal que não tenha aberto mão de fazer reportagens de vez em quando.

    Sucesso sempre!

    Beijos de um fã paulista,

    Danilo


  3. Unknown Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  4. Unknown Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  5. Unknown Says:

    Olá Tici...tudo bem?
    Gostei do seu blog...
    Parabéns por mais esta iniciativa...
    Saudades das nossos diálogos...
    Acredito!Seria importante vc realizar uma matéria a respeito do grande impacto ambiental...que as usinas hidr. irão causar no rio Madeira conseq dos canteiro de obras da Hidrelétrica de Jirau ... A construção das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antonio, ... e em torno de barragens e reservatórios de água criados pelo homem. ...
    Se precisar de ajuda...conheço bem o assunto...
    Bjs
    renucleo@yahoo.com.br


  6. Anônimo Says:

    Oi Tici tudo bem?vc ñ imagina o quando eu gosto de vc e admiro o seu trabalho.Sou sua conterrânea aqui de Salvador e ñ perco o jornal da band um só dia!!!!!!!!
    Tenho 14 anos e meu maior sonho é ser jornalista,é um dia poder sentar em uma bancada e mostrar o que tenho de melhor.Não canso de dizer todos os dias aqui em casa que quero ser igualzinha a vc...
    Beijos da sua super fã----Emília


  7. Gostei muito do Layout do Blog! Aquela sua foto no início com a câmera nas mãos ficou incrível, dá vontade de te ver realizando matérias de campo novamente. As abas à direita fazendo referência à um caderno mostra que é um Blog de experiência e aprendizado especialmente para estudantes de jornalismo exatamente como você descreveu, ficou muito legal!

    Sou estudante de direito e participo de uma revista digital sobre tecnologia, gosto muito de escrever artigos sobre tecnologia de entretenimento interativo (games), mas tenho muita dificuldade de realizar matéria em campo. Outro dia fui cobrir um grande evento cultural aqui em Salvador sobre games e fiquei meio perdido, tanto para tirar fotos como para entrevistar o público e organizadores. Seria legal você disponibilizar algumas dicas práticas aqui Tici. Parabéns pela iniciativa e dedicação!

    Curiosidade: nesse evento encontrei nosso antigo colega João Paulo de Oliveira do ISBA, estava morrendo de saudades dele, à anos não o via, reencontrar João foi o melhor acontecimento do evento para mim.

    Atenciosamente, Márcio Fraga


  8. Hayatosan Says:
    Este comentário foi removido pelo autor.

  9. Hayatosan Says:

    Oi, Ticiana! Sou um grande fã de seu trabalho. Parabéns! Sem querer ser chato, mas... está sobrando algum tempinho seu (que deve ser muito corrido) para o blog? Precisamos que nos alimente! (rsrs) Abraços, Hayato. De BH, uai!


  10. Unknown Says:

    Oi Ticiana assisti o jornal algumas vezes e fiquei muito feliz em ver uma mulher tão bonita , com um belo timbre de voz e beeem lá no fundo um maravilhoso resquicio de um accent que eu adoro!!tb sou baiano e com muito orgulho!!!Sou Oficial da marinha mercante se um dia quiser fazer uma reportagem estamos as ordens!!abço

    frankbelk@gmail.com.br


Postar um comentário