Ticiana Villas Boas

Matosão, pelo segundo ano consecutivo, está concorrendo no Comunique-se ( um dos prêmios mais importantes da área) como melhor cinegrafista!! Quem for jornalista e confiar na minha opinião, pode votar nele! ( vixe, notei agora que Matosão está em todos os meus post's) Ah, nossa repórter Eleonora Pascoal também está no páreo! Eleonora cobriu os principais fatos jornalísticos esse ano, como o acidente em Fernando de Noronha com o airbus da air france. Também fez a série que emocionou a todos sobre a morte de bebês durante o parto por causa da demora de médicos em decidirem por parto normal ou cesariana. Vamos torcer pelos dois!
Ticiana Villas Boas


Vixe! Estou muito em falta... Mal comecei o blog, postei duas vezes e fiz essa pausa enorme... É que tirei uns dias de férias logo depois que a série ' A Rota do Lixo' foi ao ar. Poxa, prometi falar dos bastidores para fazer as reportagens mas acabei não conseguindo. Só fiquei boa da gripe e voltei a trabalhar na quinta feira, dia em que a primeira matéria foi ao ar. Aí imaginem a correria para editar! Mas vou falar um pouquinho sobre a série em outros post's. Já sei... vou colocar a culpa dessa pausa no meu amigo Guedes! esse aí da foto que tiramos ontem na redação, já que estava esperando ele fazer o layout do blog. To brincando, Guedes... Adorei! Anderson Guedes é o nosso ' o cara da arte' , faz as vinhetas das séries e as artes mais bonitas, sou fã. E o que ele faz é coisa de artista mesmo, aquele crédito que aparece no meio da matéria 'arte' , não é a toa. Quando a página ficou pronta ele me pediu para tentar 'decifrar' as escolhas das cores, dos traços... na verdade acho que queria me testar, ou que jogasse confete ( rs). Parece que é tão simples fazer, mas tudo é detalhadamente pensado. Acertei algumas; o amarelo e o laranja remetem ao calor da Bahia, a alegria. Aquelas linhas arredondadas, segundo ele, são para passar uma idéia de feminilidade, delicadeza. Ah, mas vou entregar um 'deslize' dele que acabou provocando um resultado melhor; no roda pé do blog tem uma planta que ele colocou pensando que era uma palmeira do coqueiro e não é! é do dendê! adorei!
Nessa foto eu peguei a câmera de Matosão ( meu cinegrafista) para tentar fazer umas imagens aéreas. Estávamos num avião monomotor ( um famoso teco teco) na fronteira do Braisl, com Colômbia e Perú em Junho.

Bjs Guedão!
Ticiana Villas Boas
Ainda rouca e gripada... Já não sei o que faço, sábado entro de férias e tenho uma série com 3 reportagens para colocar no ar antes de viajar. Teoricamente tem que começar amanhã! Os textos estão fechados mas ainda falta editar, já que o 'off' ( narração) não pode ser gravado por essa repórter quase afônica. Pedi para o editor ir adiantando com um 'off guia' ( outra voz narrando o texto que escrevi e depois mudamos de novo) só que mesmo assim estou preocupada.
Duas amigas vieram aqui ontem a noite visitar a 'enferma'. Fizeram um chá de gengibre com mel. Horrível, mas tomei. Aliás, estou topando qualquer dica, qualquer cuidado, mandinga ou orientação. Na farmácia disseram para fazer nebulização, obedeci. Meu cabeleireiro Ricardo disse para pegar um ramo de alecrim colocar na panela com cebola, esquentar e jogar uma taça de vinho ( essa achei engraçada, nunca tinha ouvido falar, mas fiz). Meu namorado garantiu que lavando o nariz com soro melhora. Segundo dinda Euvira tudo se resolve com um lenço com vick amarrado no pescoço ( essa tem gosto e cheiro de infância). Minha irmã só ri e acha melhor eu aprender a linguagem dos surdos e mudos. Mas a mais diferente de todas acabei de ouvir agora de Virgínia, a moça que trabalha aqui em casa comigo... ela é conterrânea, de Araci, no interior da Bahia. Garantiu que é batata; que onde ela mora todos os roucos se curavam assim: basta pegar uma pedra branca, esquentar bem, jogar no leite e beber o leite! Ai meu deus, será que funciona... Só falta essa tentativa... Perguntei se servia a pedrinha branca que fica no vaso do meu cacto da sala mas Virgínia disse que as pedras daqui de São Paulo são terríveis, cheias de química, não servem... Bem, se a consulta que tenho agora com um otorrino não adiantar, vou procurar saber se 'mãe estela' lá do terreiro do gantois atende por telefone.

êparrê Yansã!

bjs

Tici
Ticiana Villas Boas
O título do blog é em homenagem aos amigos paulistas que me deram esse apelido. Sou mais uma retirante nordestina, baiana, que faz baianada com muito orgulho! Como diz Gil: A Bahia já me deu régua e compasso.

Olha eu aqui! Também não resisti à "blogosfera", à sedução da internet, apesar de ter pouquíssima intimidade com o mundo virtual (na infância, onde cheguei mais perto de tanta tecnologia foi no joguinho Alex Kidd, no Master System; e computador, só na faculdade). Não consegui nem criar esta página. Tive que pedir ao meu amigo hacker do bem, Juliano, editor do jornal, também. Por enquanto, ainda estou dependente dele para tudo: postar texto, foto, alteração de layout. Meu Deus, já estou devendo várias cervejas para ele. Falando nisso, o design da página vai mudar! Vou colocar foto, arrumar direitinho, mas para isso espero a ajuda de outro amigo, com mais dívidas de cervejas... Guedes, da arte.

Mas não resisti e quero começar logo a escrever! Ainda mais porque hoje estou "de castigo" em casa... passei o fim-de-semana de cama, e olha que é difícul alguma doença me derrubar! Mas não teve jeito, peguei dois tipos de vírus: o da gripe (graças a Deus não é a suína) e um vírus que provoca a faringolaringite. Nome horroroso! Resumindo: não conseguia nem engolir saliva. Minha garganta "fechou" e minha voz sumiu. Estou completamente afônica desde ontem. Sábado, muito teimosa, trabalhei. E trabalhei o dia inteiro! Das 8h da manhã às 10h30 da noite. Abusei; deve ter sido castigo divino ou língua de minha mãe. Hoje não teve jeito, tive que ficar quietinha em casa. Mas espero voltar amanhã!




A primeira foto tinha que ser com meu grande parceiro de aventuras. Meu primeiro cinegrafista aqui em São Paulo, Claudinei Matosão. Abril de 2009 cobrindo as cheias no Amazonas.

Bem, mas nesse primeiro post, quero falar sobre qual será o conteúdo deste blog. Não tenho a pretensão de furos de notícia, de política, coluna de qualquer tipo, nem comentários sobre a conjuntura nacional e internacional. Para isso, acesso todos os dias blogs e sites maravilhosos como o de meu colega Fábio Pannunzio, Noblat e tantos outros. Simplesmente quero falardo que mais gosto e sei fazer: sobre reportagem, os bastidores das matérias que faço. Acho legal poder dividir a experiência da produção da notícia, da rua, do que acontece por trás das câmeras, com a equipe que nunca aparece. Pensei muito nos estudantes de jornalismo, acho que vão gostar. Também vou tentar dar um serviço diário de previsão do tempo, aproveitando minhas "fontes privilegiadas": os amigos da Somar Meteorologia que falo diariamente. Como hoje estou em casa e ainda não sei mexer nisso aqui, vou encaixar o tempo só quando voltar a trabalhar, lá da Band é mais fácil.


Entrevistando Dona Maria, uma entre os milhares de moradores que tiveram que levantar todo o piso da casa por causa da cheia do rio Negro, na pior enchente da história do Amazonas.

Estou há mais de duas semanas mergulhada na produção e gravação de uma série de reportagens. Estou muito empolgada! É um trabalho arretado. Como não posso prejudicar minha função na apresentação e na editoria do tempo, tenho que dar horinhas extras... tenho trabalhado, em média, 13 horas por dia! Mas vai valer a pena... tomara que dê tudo certo. Ainda não posso revelar o assunto, mas vai ficar caprichado! Esperem! Amanhã dou mais notícias ou até mesmo antes... pois comi o slogan da BandNews: "em vinte minutos, tudo pode mudar".